Escrito por: César Cardoso | Sem categoria Sem comentários em Orquestra Jazz do Hot Clube de Portugal + Joe Lovano

Orquestra Jazz do Hot Clube de Portugal + Joe Lovano

Concerto, sexta 23 março às 21h no São Luiz |

Um convite a Joe Lovano |

Aos 65 anos, o saxofonista e compositor americano Joe Lovano é visto como um dos nomes maiores da história do jazz. Com quase três dezenas de discos editados em nome próprio e outros tantos em colaborações musicais, desde os anos 70 que Lovano tem procurado constantemente diferentes formas de se expressar na música, tocando a solo ou em agrupamentos variados. Em Lisboa, atuará com a Orquestra de Jazz do Hot Clube.

O Hot Clube de Portugal, o mais antigo clube de jazz da Europa, nasceu de um programa de rádio, em 1948, pela mão de Luiz Villas-Boas. A guerra que tinha devastado a Europa trouxe também uma nova música, quase ignorada em Portugal até então. A perseverança de Luiz Villas-Boas e a sua paixão por este género musical foram as principais responsáveis pelos primórdios do jazz em Portugal. Em 2018, nos 70 anos da sua fundação, o Hot Clube faz alarde desta herança, mostrando que esta música é intemporal, é livre e não tem idade. E que, com muitas facetas e muitas cores, ultrapassou fronteiras e se tornou numa linguagem universal. Entre janeiro e dezembro de 2018, o Hot Clube recorda a sua história, homenageia a geração que arriscou ir contra a maré, apresenta o trabalho desenvolvido na formação de jovens músicos e leva o jazz a lugares que nunca o ouviram ao vivo, saindo fora de portas. O São Luiz Teatro Municipal junta-se às comemorações, recebendo Joe Lovano, que vem a Portugal tocar com a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal.

Direção: Luís Cunha
Saxofones: César Cardoso, Mateja Dolsak, Daniel Salomé, Tomás Marques, Paulo Gaspar; Trombones: Lars Arens, Xavier Ribeiro, Rúben da Luz, Rui Bandeira; Trompetes: Diogo Pedro, Gonçalo Marques, Tomás Pimentel, Johannes Krieger; Piano: Óscar Graça; Guitarra: Nuno Costa; Contrabaixo: António Quintino; Bateria: Pedro Felgar; Produção: Pedro Nobre

Coprodução: Hot Clube de Portugal e São Luiz Teatro Municipal

ORQUESTRA DE JAZZ DO HOT CLUBE DE PORTUGAL
convida JOE LOVANO
23 março – sexta, 21h
Sala Luis Miguel Cintra, m/6
€9 a €17

Sem comentários

    Deixe uma resposta